Conseguir a quantidade ideal de vitamina D em seu organismo pode ser um desafio — especialmente com a chegada do inverno. Felizmente, alguns alimentos podem ajudar.
+ 6 hábitos alimentares que você deve adotar para preservar massa óssea
+ 5 sinais de que você tem deficiência de vitamina D e como recuperá-la
A vitamina D é o único nutriente produzido por seu organismo com a exposição à luz solar. Dessa forma, quando você não toma sol o suficiente, pode desenvolver uma deficiência — o que constantemente desencadeia problemas de sono, energia baixa e até mesmo depressão.
Por isso, se você deseja prevenir condições de saúde aumentando seus níveis de vitamina D no organismo, a saída pode ser incluir alguns alimentos-chave à sua dieta. Saiba quais com informações da “Slice”.
10 alimentos ricos em vitamina D para sua saúde
1 — Peixes oleosos

Peixes oleosos como salmão, atum, cavalinha e sardinha são ótimas fontes de vitamina D3 — aquela provinda de fontes animais — e ômega 3. Uma porção desses peixes pode atender, nesse sentido, quase toda a sua necessidade diária destes nutrientes.
2 — Óleo de fígado de bacalhau

Se os peixes não te apetecem, opte pelos suplementos. O óleo de fígado de bacalhau, por exemplo, é comumente comercializado em cápsulas — e é uma ótima fonte de vitamina D3 e ômega 3.
3 — Gema de ovo

Ao consumir seus ovos matinais, não dispense a gema. Ela é enriquecida com vitaminas e minerais e conta, além disso, com aproximadamente 5% da ingestão diária recomendada (IDR) de vitamina D de um adulto.
4 — Manteiga

Além de cálcio — nutriente essencial para a saúde dos ossos — a manteiga também contém vitamina D.
5 — Cogumelos

Os cogumelos são uma ótima opção proteica e vegana de fonte de vitamina D. O alimento é fonte de vitamina D2, aquela provinda de fontes vegetais, e “pode ser usado para tratar distúrbios de cálcio e distúrbios da paratireóide”, de acordo com o portal.
No entanto, a recomendação é que você adquira cogumelos provindos da natureza, pois aqueles cultivados comercialmente geralmente crescem no escuro e não são expostos à luz UV para sintetizar a vitamina.
6 — Broto de girassol

Além de serem fonte de vitamina D, os brotos de girassol contêm vitaminas A, B, E e K.
7 — Suco de laranja

O suco de laranja é uma opção vegana, saudável e acessível de se consumir vitamina D.
8 — Espinafre

Se você ama folhas, então o espinafre é seu maior aliado para obter mais vitamina D e cálcio. Além de ser energizante e vegano, tal qual o suco de laranja, é versátil e combina com molhos, saladas e sanduíches.
9 — Ostras

Ostras são frutos do mar ricos em proteínas e vitaminas D e B12, além de nutrientes como zinco e ômega 3. Além disso, especula-se que elas sejam ativadoras de bom humor.
10 — Queijo

O queijo é outra ótima opção de fonte de vitamina D e cálcio. Diferentes tipos de queijo contêm diferentes quantidades dos nutrientes, mas todos eles são, definitivamente, deliciosos!